Em jogo de oito gols, Athletico-PR elimina mais uma vez o Grêmio da Copinha
- 16/01/2024
- 0 Comentário(s)
Assim como em 2023, Athletico-PR conseguiu virada após sair perdendo por 2 a 0 e eliminou o Grêmio da Copa São Paulo de Futebol Jr.
história se repetiu. Assim como na edição passada, o Athletico-PR saiu perdendo por 2 a 0 para o Grêmio no Lanchão, em Franca, mas conseguiu a virada para seguir adiante na Copa São Paulo de Futebol Jr. A diferença é que, na noite desta terça-feira (16), o placar final foi 5 a 3, não 3 a 2, e a partida foi válida pelas oitavas de final, e não terceira fase. Walace, Chiqueti, Biro, João Cruz e Keven marcaram os gols do Furacão, enquanto Gustavo Nunes, Cheron e Riquelme fizeram para o Tricolor Gaúcho.
Nas quartas de final, o Athletico-PR terá pela frente o Novorizontino, que eliminou o São Paulo. Por sua vez, o Grêmio, que até então tinha a melhor campanha do torneio, se despede e segue sua sina de nunca ter vencido a Copinha.
Grêmio abre 2 a 0 com bonitos gols
O Athletico começou o jogo com mais presença ofensiva. Aos quatro minutos, Dudu teve liberdade para avançar e, de ganchinho, acionar Walace no lado esquerdo da grande área. O centroavante do Furacão dominou e finalizou forte, sobre o gol.
Ainda tentando se encontrar na partida, o Grêmio contou com o brilho individual de Gustavo Nunes para abrir o placar. O camisa 11 recebeu lançamento na ponta esquerda, deu um chapéu em Fábio Lucas, avançou e tentou o cruzamento de canhota. A bola desviou no marcador e encobriu o goleiro Filipe, resultando em um belo gol.
Confiante pela bela campanha e pela vantagem no placar, o Grêmio ampliou aos 21, em mais uma grande jogada. Desta vez, coletiva, e com protagonismo do seu camisa 10. Ainda no campo de defesa, Cheron conseguiu bela inversão para Igor Serrote e se mandou para o ataque. O lateral direito gremista tocou para Alysson, que driblou seu marcador e cruzou na segunda trave. Cheron apareceu atrás de Jardiel para, de cabeça, mandar para as redes.
Caco Espinoza mexe no Athletico-PR, que inicia reação ainda no primeiro tempo
Imediatamente após o gol, o técnico Caco Espinoza promoveu a troca que mudaria a história do jogo: o volante João Vitor saiu, e o meia João Cruz entrou. Após Gustavo Nunes quase fazer o terceiro do Grêmio, ao driblar novamente Fábio Lucas e bater para a defesa de Filipe, o Furacão cresceu na partida. Aos 25, Dudu cruzou da direita, e Walace cabeceou sobre o gol. Dois minutos depois, Lucca foi quem cruzou da direita. A bola passou por Chiqueti, mas não por Walace, que bateu de perna direita, por baixo de Cássio, para descontar.
Com o gol sofrido, o Grêmio baixou o bloco de marcação, e passou a se defender no 4-1-4-1, com Cheron recuando para formar tripé de meio campo com João Araújo e Caio Araújo. O jogo ficou truncado, mas o Athletico voltou a levar perigo no final do primeiro tempo. Aos 41, após chute desviado na marcação, a bola subiu e encontrou Walace, que acertou um voleio no lado direito da grande área. Cássio fez grande defesa. Aos 47, Lucca chutou da meia lua da grande área, e o goleiro gremista defendeu em dois tempos. O Tricolor Gaúcho voltou a concluir com Jardiel, mas o chute de fora da área saiu desviado pela linha de fundo.
Airton Fagundes mexe mal no Grêmio, e Athletico-PR vira no início dos segundo tempo
O Grêmio voltou com duas trocas para o segundo tempo: Zé Guilherme no lugar do amarelado Wesley Costa, e Riquelme na vaga de Caio Araújo, o que deixou o Tricolor Gaúcho com apenas um volante em campo. As mudanças não fizeram bem à equipe, e o Athletico, disposto a buscar a virada, se aproveitou e voltou com tudo do intervalo.
Logo nos primeiros segundos, o Athletico teve duas finalizações claras de dentro da área. Dudu parou em defesa de Cássio, e Lima, em cima da linha, salvou conclusão de Athos. Mas um minuto depois o Grêmio não conseguiu se safar. Após recuo errado de Riquelme, Walace tocou para João Cruz, que encontrou Chiqueti na esquerda da grande área. O camisa 11 bateu cruzado para empatar o jogo. O Tricolor Gaúcho sentiu o gol. Aos quatro minutos, Cheron, como volante foi desarmado no campo de defesa. Chiqueti finalizou, Cássio deu rebote, e Biro conferiu para as redes.
O Grêmio até tentou reagir. Aos 14, Alysson cruzou rasteiro da direita e Cheron, livre da marca do pênalti, isolou. Em cruzamentos de Zé Guilherme da esquerda, Jardiel cabeceou para defesa de Filipe, aos 22, e para fora, aos 25. Aos 29, Zé Guilherme chutou cruzado, e a defesa do Athletico afastou pela linha de fundo. Aos 30, Cheron lançou Gustavo Nunes no lado esquerdo da grande área. O camisa 11 teve tempo para pensar o que fazer, mas, sem ângulo, chutou na rede pelo lado de fora.
O Athletico contou com mais um erro de saída de bola do Grêmio para chegar ao quarto gol. Lima foi desarmado no campo de defesa, e a bola sobrou para João Cruz, que acertou bonito chute de fora da área, no canto direito de Cássio. O quinto quase veio três minutos depois. Walace invadiu a área, mas demorou para finalizar e foi travado. Após a cobrança de escanteio, o Furacão parou em Cássio e no travessão.
Grêmio consegue descontar, mas Athletico mata o jogo nos acréscimos
O Grêmio voltou ao jogo aos 39. Depois de cobrança de escanteio curta, Zé Guilherme cruzou na área, a defesa do Athletico não conseguiu afastar, e Riquelme aproveitou para mandar para o gol. O camisa 16 quase conseguiu marcar seu segundo consecutivo e empatar para o Tricolor aos 41. Igor escorou de cabeça para Riquelme, que, também de cabeça, desviou à direita do gol.
O gol que garantiu a classificação do Athletico saiu nos acréscimos, aos 47. Léo Derik fez grande jogada individual e abriu na direita para João Gomes, que cruzou para Keven, sozinho na pequena área, mandar para o fundo das redes.