Dengue: Bento Gonçalves registra 173 casos da doença em 2024

  • 14/05/2024
  • 0 Comentário(s)

Dengue: Bento Gonçalves registra 173 casos da doença em 2024

Neste ano de 2024, Bento Gonçalves contabiliza 173 casos de dengue, conforme divulgado pela Prefeitura Municipal nesta terça-feira (14). Desse total, 148 são casos autóctones (contraídos localmente) e 25 são importados, em que o indivíduo contrai a doença em outra cidade. Houve um aumento de mais de 100 casos em menos de um mês, passando de 62 casos confirmados em 19 de abril para os atuais 173. Até o momento, não houve óbitos relacionados à doença no município.

Os principais bairros de Bento Gonçalves onde foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti são: Caminhos da Eulália, Centro, Imigrante, Santa Helena, Glória, Municipal, Juventude, Vinhedos, São Valentim, Conceição, Fátima, São Roque, Ouro Verde, Universitário, Progresso, Borgo, COHAB, Vila Nova II, Barracão, Cruzeiro, Eucaliptos, São Francisco e Vinhedos.

As ações de combate ao mosquito estão sendo intensificadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos agentes de endemias. Eles monitoram pelo menos 126 armadilhas mensalmente. Atualmente, os agentes estão investigando a presença do vetor nos bairros Pomarosa, São Roque, Glória e São Vendelino, onde foram registrados os últimos casos de dengue.

Durante esta semana, as equipes continuarão com a pesquisa do vetor nos bairros com casos confirmados e realizarão a desinsetização. Os agentes passarão em vários bairros, tais como: Botafogo, Pomarosa, Vinhedos, São Roque, Ouro Verde, Borgo, Glória, Vila Nova, Conceição e Progresso. Todos os trabalhos são registrados e seguem o plano nacional de combate a dengue.

Segundo a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, “os agentes estão diariamente nas ruas averiguando quintais de residências e qualquer outro local que possa ter água parada”. Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo telefone (54) 3055-7142.

A reportagem entrou em contato com a SMS, porém não teve seus questionamentos respondidos, com a justificativa que deveriam passar pela assessoria de imprensa da Prefeitura. No momento, seguimos aguardando resposta da mesma em relação ao motivo do aumento significativo no número de casos no município.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e apresenta riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O inseto, principalmente a fêmea, tem hábitos diurnos e se alimenta de sangue humano.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao apresentar esses sintomas, é fundamental procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para o diagnóstico e tratamento adequados.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Estamos no whatsapp (54)99669-9246

Anunciantes