Bento Gonçalves -Jogos Coloniais têm etapas em Faria Lemos e Tuiuty nos dias 20 e 21 de maio
- 15/05/2023
- 0 Comentário(s)
Em mais uma demonstração da valorização da cultura local e do apego à lida do interior, o distrito do Vale dos Vinhedos reuniu centenas de moradores para participar – foram mais de 150 inscritos – e assistir às provas locais dos Jogos Coloniais da 18ª Fenavinho. A classificatória ocorreu na tarde de domingo (14).
Animadas, as disputas reuniram a comunidade em um misto de competição e divertimento para encarar oito desafios – Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Cabo de guerra; Mini 48; Fazer bígoli; Taça e garrafão e Revezamento de salame – em diferentes modalidades (masculino, feminino, misto, duplas, individual e equipes).
Os vencedores em cada uma das provas – veja a relação abaixo – garantiram presença para representar o distrito na final dos Jogos Coloniais, que ocorre no dia 13 de junho, como atração da 18ª Fenavinho, realizada de forma conjunta a 31ª ExpoBento. Antes disso, todos os distritos encontram-se no Desfile Cultural, no dia 28 de maio, na Via del Vino – em performance que conta pontos para a competição.
Além de serem uma forma de integrar as comunidades do interior, os Jogos Coloniais reforçam a identidade do colono a partir de sua vivência na cultura da uva e do vinho, já que as provas são relacionadas a seus saberes e fazeres. A promoção do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) integra a agenda de atividades da 18ª Fenavinho, que já teve atrações como o Tortelaço – Festival de Tortéi, o Vinho Encanado e a Escolha da Corte desta edição.
As etapas distritais começaram a ser disputadas no dia 30 de abril, por São Pedro, e seguem no dia 20 de maio (sábado), em Faria Lemos, encerrando dia 21 (domingo), em Tuiuty.
Atrações culturais gratuitas
Além de se divertir com as provas dos Jogos Coloniais, os espectadores do Vale dos Vinhedos puderam conferir os shows de Le Farfalle e Edgar Marostica, com apresentações gratuitas oferecidas pelo projeto “Celebrare L’Immigrazione”.
Em Faria Lemos, o show será com a Banda Farina Brothers e com o Duo Cavatappi. Na comunidade de Tuiuty (21), a apresentação será com o tenor Dirceu Pastori, Caroline Gobatto e banda e a cantora Inês Rizzardo. O projeto ‘Celebrare L’Immigrazione’ é uma realização do CIC-BG e conta com patrocínio das empresas Orquídea e Saif. O financiamento é do Pró-Cultura RS, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.