Frigorífico de aves encerra expediente no turno da noite

  • 23/06/2023
  • 0 Comentário(s)

Frigorífico de aves encerra expediente no turno da noite

O frigorífico de aves da Languiru não opera mais no turno da noite. O expediente foi encerrado nesta semana como parte do plano de redução das atividades da cooperativa. O último dia de trabalhos noturnos foi sexta-feira, 16. Com mais de 700 funcionários, a unidade deve passar de 100 mil para 60 mil abates por dia até julho.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) de Estrela acompanha a situação. Conforme o presidente Pedro Mallmann, muitos funcionários não querem trocar de turno e devem ser demitidos. A estimativa é que cerca de 90 sejam desligados.

Na sexta-feira passada, uma sessão de mediação no Fórum do Trabalho de Estrela, conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), encaminhou convenção coletiva entre Languiru e alguns sindicatos, incluindo o STIA de Estrela. Na ocasião, houve acordo para que as verbas rescisórias das demissões fossem pagas de modo parcelado.

De acordo com o modelo consensuado, o parcelamento deve ser feito em no máximo 12 vezes, com nenhuma das parcelas inferior ao último salário líquido ou à média dos últimos 12 salários – indicado o maior valor. O documento deverá ser submetido aos associados dos sindicatos em novas assembleias.

Ainda nas condições acordadas, trabalhadores com até R$ 3 mil de multa receberão o valor em apenas uma parcela e todas as rescisões serão assistidas pelos sindicatos. Caso haja inadimplência por parte da cooperativa, a rescisão deverá ser paga de uma só vez, com 20% a mais de multa. O acordo ainda prevê a permanência dos profissionais no plano de saúde durante o parcelamento.

Assembleia no frigorífico

Em Poço das Antas, o Sindicato da Alimentação de Montenegro deve promover hoje, 23, uma assembleia com os cerca de 600 trabalhadores do Frigorífico de Suínos. A intenção é levar à categoria a proposta da Languiru para o parcelamento dos valores de rescisão. A cooperativa definiu o dia 12 de julho para o término das operações nessa unidade.

Na reunião com o TRT na semana passada, a representação sindical solicitou a separação das tratativas para os profissionais de Poço das Antas, com o argumento do número elevado de colaboradores a serem afetados e pela natureza do setor. Uma nova sessão de mediação está marcada para o dia 30 de junho, às 14h, novamente na Justiça do Trabalho de Estrela.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Estamos no whatsapp (54)99669-9246

Anunciantes